18 julho, 2007

Mandela Também Trocou Golpes.

O ex-Presidente da África do Sul, Nelson Mandela, que por muitos anos esteve preso numa das maiores injustiças da história política, em sua juventude foi boxeador amador e defendeu seu país em competições de caráter internacional.

Em 1999, na convenção do Conselho Mundial de Boxe, realizada em Johanesburgo, o presidente José Sulaiman prestou significativa homenagem a Mandela, entregando-lhe um cinturão especial que simbolizava o reconhecimento da nobre arte pelas suas excelsas virtudes de homem que sempre primou por atitudes democráticas.

Sites de referência:
Wikipedia (Inglês)

11 julho, 2007

O Primeiro Nocaute

A história do boxe é nebulosa. Não existem arquivos oficiais, tão pouco relatórios que possam identificar resultados, notadamente antes da oficialização do chamado esporte das luvas.

Posteriormente, considerando a éra moderna, sabe-se por exemplo que o primeiro nocaute ocorrido no dia 07 de fevereiro de 1882 em Mississipi, John Lawrence Sullivan numa luta válida pelo título mundial dos pesados, derrotou por nocaute no nono rounde Paddy Ryan, sendo esta oficialmente a primeira contenda definida antes do limite de roundes.

Na foto, acima, Sullivan, o protagonista do pitoresco combate, onde os boxeadores ainda não utilizavam luvas.

Sites de referência:
Wikipedia - Lawrence Sullivan (Inglês)
Wikipedia - Paddy Ryan (Inglês)

Fotos do Google: Lawrence, Ryan.

05 julho, 2007

A maior platéia.

Foi no estádio Azteca da Cidade do México, dia 20 de fevereiro de 1993, que aconteceu a presença do maior publico da história do boxe.

132.448 pessoas pagaram ingresso, vários títulos foram disputados, contudo, a grande atração foi o duelo do ídolo mexicano Julio Cesar Chavez e o americano Greg Haughen. E a multidão vibrou como nunca quando Chavez nocauteou Haughen no quinto rounde.

Uma noite de glória para o boxe mexicano, nos seus diferentes aspectos. Na foto Julio Cesar Chavez na noite em que venceu Greg Haughen no maior público de todos os tempos.

Sites de referência:
Wikipidia - Chavez (Inglês)

Fotos do Google: Chavez.

02 julho, 2007

Robinson Continua "REI".

Não existe a mínima dúvida que o americano Sugar Ray Robinson foi o mais destacado lutador da história do boxe. Seu estilo técnico, extremamente hábil e o seu elegante caminhar pelo ringue, encheram os olhos dos que tiveram oportunidade e a felicidade de ve-lo trocando golpes.

Inesquecível também os cinco duelos que travou nas décadas 40 e 50 contra Jack La Motta, que o venceu na primeira luta, mas perdeu nas outras quatro.

Robinson foi campeão mundial dos meios-médios, ficou parado durante algum tempo e quando voltou, ganhou a coroa dos médios de forma espetacular, ao derrotar Gene Fullmer por KO no quinto rounde.

Toda a imprensa americana destaca que muitos pugilistas de excelente nível surgiram depois de Sugar Ray Robinson, mas ninguém conseguiu superá-lo.

Na foto o famoso esmurrador mandando um adversário para fora das cordas.

Sites de referência:
Wikipidia (Inglês)

Fotos do Google: Robinson, La Motta, Fullmer.